Ramo da Medicina Veterinária que se dedica ao estudo, diagnóstico e tratamento das doenças do aparelho digestivo (esófago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, recto, ânus, fígado, e pâncreas). Os primórdios do seu estudo levam-nos a viajar ao passado até à época dos faraós no Egipto, tendo também Hipócrates contribuído para aquilo que sabemos hoje.

As alterações relacionadas com o trato gastrointestinal (vómitos, diarreia, perda de peso, anorexia, flatulência, incontinência fecal, obstipação…) são dos motivos mais frequentes para a visita dos animais de companhia ao Médico Veterinário. Trata-se de uma área complexa da Medicina Veterinária, em que o mesmo sintoma/doença, pode ter origem em vários órgãos e/ou mesmo, em diferentes doenças. É por esta razão que chegar a um diagnóstico requer frequentemente para além de arte e engenho, um vasto trabalho de investigação.

Nos últimos anos, assistiu-se a um enorme desenvolvimento das várias áreas da clínica dos animais de companhia, entre elas, a gastroenterologia. A disponibilidade de novos meios auxiliares de diagnóstico como a radiologia, ultra-sonografia, endoscopia, TAC e Ressonância Magnética, vieram permitir identificar e reconhecer muitas doenças até aí desconhecidas.
Esses avanços levaram a novas abordagens terapêuticas, tanto médicas quanto cirúrgicas, para o benefício de nossos pacientes.

O passado soube abrir novas portas e o futuro é desafiante. Juntos, continuaremos a falar e a explorar este tema. Estejam atentos, em breve teremos novidades!

 

Rodrigo Niza

Médico Veterinário

Azevet Clinica Veterinária

 

Please follow and like us: