A Neurologia é a área da saúde que estuda o sistema nervoso, do qual fazem parte o sistema nervoso central (cérebro e medula espinal) e o sistema nervoso periférico (nervos e estruturas associadas).

O sistema nervoso é formado por uma rede de tecidos altamente especializada, responsável por enviar, receber e processar impulsos nervosos por todo o corpo, funcionando como uma central de comandos. É ele que capta os estímulos do ambiente ou do corpo, estabelece uma resposta organizada aos mesmos estímulos e efetua a resposta adequada.

Devido à complexidade dos seus constituintes e variedade de patologias encontradas, a Neurologia Veterinária é uma especialidade desafiante, que enquadra no seu estudo quer a Anatomia, a Medicina Interna, as Análises Clínicas, a Imagiologia. Permite-nos o uso de tecnologias avançadas, como a Tomografia Computorizada (TC) e a Ressonância Magnética (RM), essenciais para se chegar a um diagnóstico preciso e à prescrição de um tratamento adequado.

Dentro das principais alterações neurológicas que os nossos animais de estimação podem apresentar, encontra-se a epilepsia (episódios convulsivos), as hérnias discais (que levam à “paralisia” do animal), os traumas cranianos e medulares e as síndromes vestibulares (incoordenação, lateralização da cabeça).

No entanto, não é de todo o nosso objetivo debruçar-nos exaustivamente pela anatomia e patofisiologia das alterações neurológicas que acometem os nossos animais, mas sim, fornecer uma explicação simples, mas sempre cientificamente correta, das mesmas. Pretendemos assim que todos os tutores possam encontrar utilidade nos nossos textos, e, na eventualidade das suas mascotes apresentarem estas mesmas patologias, que possam com as nossas explicações compreender melhor a situação do seu animal.

Fiquem atentos, porque estamos a preparar uma série de textos informativos sobre as doenças neurológicas mais comuns do cão e gato!

 

Vânia Evaristo

Médica Veterinária

Hospital Referência Veterinária Montenegro

Please follow and like us: