Temos um cachorro, com 8 meses, com todas as qualidades e super bem comportado, mas tem o mau costume de quando sai a passear comer as suas fezes e as dos outros! Temos que administrar algum suplemento alimentar? Tem alguma carência?

Esta relação directa entre a ingestão de fezes (coprofagia) e alguma carência alimentar nunca foi demonstrada. Também se verifica que muitas vezes, mesmo após a administração de vários suplementos esse mau hábito continua.

Este comportamento quase que pode ser considerado usual até aos 3/4 meses de idade! A partir dai temos que procurar uma causa médica ou comportamental. Por exemplo, se o animal digere e absorve mal a sua alimentação, as suas fezes permanecem com um cheiro a alimento, o que as torna apeteciveis. Muitas vezes a coprofagia também tem origem em erros de educação. Por exemplo castigar um cachorro porque fez fezes em casa na nossa ausência pode leva-lo a que cada vez que se descuide em casa, com medo do castigo as ingira.

Então que podemos fazer?

Um exame clinico irá permitir descartar qualquer tipo de patologia. A partir do momento em que se descarte um quadro patológico, então, vamos alterar a alimentação do nosso pequenote para um alimento altamente digestivel, para alterar o cheiro e a consistência das fezes. Via oral podemos administrar um produto natural que irá conferir às fezes um sabor que o cachorro não irá gostar. Nunca deve recolher as fezes do animal na sua presença, pois ele pode entender este procedimento como um jogo ou uma brincadeira e vai divertir-se “roubando” pela ingestão as fezes à nossa frente!!

Sabia??

A cadela até ás 3 ou 4 semanas de vida dos cachorros ingere as fezes destes para manter o ninho limpo! Na natureza este comportamento permite reduzir os riscos da ninhada ser localizada por predadores.

Espero que tenha sido útil! Para o próximo mês temos mais umas dicas/curiosidades!

 

Hugo Brancal

Médico Veterinário

Director Clinico da Clinica Veterinária da Covilhã

Please follow and like us: