Processionária ou Lagarta do Pinheiro, é o nemo que se dá vulgarmente à Thaumetopoea pittyocampa.

Processionárias

É uma das espécies mais destrutivas de pinhais em vários países da Europa incluindo Portugal. As traças adultas deposita, os seus ovos nos topos dos pinheiros. Depois de eclodir, as larvas comem as agulhas dos pinheiros durante as suas primeiras cinco etapas de desenvolvimento. Para poderem sobreviver ao Inverso criam “tendas” de seda, que são os ninhos brancos que se vêm tão vulgarmente hoje em dia nos nossos pinhais.

Estas larvas têm pêlos que funcionam como agulhas e são extremamente urticantes, por uma libertação de histamina, dando origem a um quadro alérgico bastante exuberante e grave. Os nosso animais de companhia, principalmente os mais curiosos, nos seus passeios ao exterior, quando as visualizam, umas atrás das outras, como que, se de uma procissão se tratasse, (dai o nome vulgar processionária), não resistem à curiosidade! Ao tocar-lhes com a lingua ou o focinho, desenvolvem a reacção alérgica.

Sintomas

Inchaço da lingua

Salivação excessiva

Alteração da cor da lingua (por necrose)

Vómito

Mau estar


Processionárias

Numa situação destas o animal deve ser levado de imediato ao Médico Veterinário, para este proceder ao tratamento mais adequado. Não existe antidoto pelo que o tratamento é apenas sintomático.

O prognóstico varia! Será tanto melhor, quanto mais rápida for a actuação.

Previna!! Evite passeios em zonas de pinheiros nesta altura do ano!

Hugo Brancal

Médico Veterinário – Clinica Veterinária da Covilhã

Please follow and like us: