Chocolate – Passas e Uvas – Cebola e Alho

Todos sabemos como os nossos cães têm fascínio por aquilo que nós, tutores comemos!

No entanto há alimentos que devemos ter noção que além de não serem apropriados, lhes podem trazer problemas graves de saúde. A toxicidade de cada alimento varia de animal para animal bem como da quantidade ingerida. Assim sendo devemos evitar a ingestão seja de que quantidade for de determinados alimentos, tais como, chocolate, uvas, passas, cebolas e alhos.

O Chocolate contem, teobromina, substância tóxica para o cão. Quanto maior a percentagem em cacau que o chocolate tiver, maior será o seu teor em teobromina. Sintomas gastrointestinais como vómitos e diarreias, sede excessiva e aumento dos batimentos cardíacos, são as alterações mais comuns.

As Uvas e as Passas, são nefrotóxicas, isto é, provocam lesões renais que são agudas mas podem deixar sequelas para a vida mesmo correctamente tratadas.

As Cebolas e os Alhos, embora sejam usados com regularidade nos nossos cozinhados mediterrâneos, para os nossos animais são nocivos pois possuem substâncias que causam irritação gastrointestinal, e alterações urinárias. A urina fica com um aspecto alaranjado.

Vamos então ter cuidado com o acesso dos nossos amigos a este tipo de alimentos ok?

Espero que tenha sido útil esta dica…

Hugo Brancal – Médico Veterinário

Clinica Veterinária da Covilhã

Please follow and like us: