Sabe tudo sobre o coração do seu amigo de quatro patas?

Sendo Maio considerado o mês do coração, é uma oportunidade perfeita para falarmos mais sobre o coração dos nossos animais, dos problemas que estes podem ter e a melhor forma de os prevenir!

As doenças cardíacas são muito comuns nos nossos animais, aparecendo com diversos graus de gravidade. A grande dificuldade na deteção destas doenças, prende-se com o facto de serem muitas vezes “silenciosas”, tendo um período grande em que estão presentes sem apresentar sintomas. No entanto, é nesta fase que devemos atuar, pois só assim conseguimos atrasar o desenvolvimento da doença e dar aos nossos animais uma longa vida, com saúde e bem-estar.

Assim se percebe a importância de um check-up cardíaco frequente, de forma a instituir a terapia e estilo de vida mais adequado ao seu companheiro.

Estas doenças são mais comuns em animais geriátricos, mas podem ocorrer em qualquer idade e raça. Desta forma, para além de check-ups realizados pelo médico veterinário, é importante os tutores estarem familiarizados com os sinais que podem indicar que algo não está bem com o coração do seu patudo.

Se o seu animal apresentar algum dos seguintes sinais, é importante que o leve a uma avaliação com o seu veterinário para descartar a presença de uma doença cardiaca:

  • Tosse
  • Dificuldade respiratória
  • Intolerancia ao exercicio/cansaço
  • Desmaio/colapso
  • Anorexia

O check-up cardiaco completo do seu animal deve incluir uma ecocardiografia, uma eletrocardiografia, uma radiografia de tórax e a medição das pressões arteriais.

Espero ter alertado para a importância da prevenção nesta àrea da cardiologia.

André Gonçalves – Médico Veterinário

Please follow and like us: